Projeto Monitágua


Ir para o conteúdo

Atualidades

Terceiro Monitoramento de Águas


Seguem os monitoramentos do Rio Urutago, em 30/8/2013 realizamos o terceiro. Em breve teremos novidades no monitoramento e apliação do mesmo com a participação ativa dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Glória que toparam este desafio.

Esperamos em breve receber informações para destinação do lixo que será recolhido do rio. Inicialmente faremos uma coleta na área próxima dos pontos de monitoramento. Monitorar é passar a gostar do rio, e é difícil chegar num ponto que está sempre cheio de lixo e não fazer nada.

Além do monitoramento estamos tendo outras surpresas com o comportamento em relação a natureza. A fotografia foi tirada no último monitoramento no Contorno Norte. Precisamos de muita educação para a mudança de hábitos e costumes. Porque ainda precisamos da queimada para "limpar", se é que isto é necessário.


Primeiro monitoramento do Rio Urutago em Francisco Beltrão.

Completados 5 dias sem chuvas foi realizado o primeiro monitoramento do Rio Urutago de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. O deslocamento foi da foz em direção a nascente com três medições em cada um dos seis pontos de monitoramento. O Rio Urutago é estreito e a variação nas medições quase não ocorreu, no entanto, foi mantida a metodologia do número de coletas para confiabilidade dos resultados.

Na guia Monitoramento no site do projeto, www.monitagua.ecophysis.com.br, serão apresentados os resultados dos monitoramentos e estes também serão encaminhados para o World Water Monitoring Challenge (WWMC) que reúne informações globais de monitoramento.

A proposta é que os alunos participantes do primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio Nossa Senhora da Glória, venham a ser monitores para conduzir medições com alunos de outras turmas do colégio no segundo semestre de 2013.

Isto permitirá ampliar a percepção ambiental, incentivar a busca de ações para preservar e melhorar a qualidade da água, passar a ter uma ligação mais estreita e cuidadosa com as nascentes, rios e lagos de nossa cidade e outras possibilidades que irão aparecer. É quase impossível esquecer a diferença entre coletas de águas em diferentes pontos de um mesmo rio, impactado por ações antrópicas.

Estamos no Ano Internacional da Cooperação pela Água da ONU e esperamos não ficar somente numa comemoração anual e sim ter uma constante no desenvolvimento e concretização de ações pela qualidade e preservação da água.


Ecophysis
5/7/2013


Situação dos rios da capital mudou para pior, 16 anos depois.

Expedição encontra 200 pontos de despejo irregular de esgoto em rios de Curitiba. “A água que era marrom nos anos 90 agora está preta”, diz o Urbenauta

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/meio-ambiente/conteudo.phtml?tl=1&id=1387525&tit=Situacao-dos-rios-da-capital-mudou-para-pior-16-anos-depois


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal